Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Diabetes Gestacional

Entre a 24ª e a 28ª semana, é usual fazer-se uma analise para verificar a tolerância à glicose . Foi a pior analise que fiz... Estar no mínimo 12 horas em jejum e beber um frasco com um liquido super doce fez-me respirar várias vezes e concentrar-me para não deitar tudo fora e repetir o exame novamente... Resultado diabetes Gestacional... Para quem nunca teve diabetes foi uma surpresa e neste momento uma constante procura do que poderá provocar no bebe e como combater.

Para já a medição dos valores é extremamente importante: em jejum, uma hora depois do pequeno almoço, uma hora depois do almoço e uma hora após o jantar... Após uma semana tenho os dedos com pintas negras... Os valores deverão andar entre 80 e 120.

Seguidamente a dieta é fundamental
* Nunca misturar hidratos de carbono, por exemplo arroz de feijão A ingestão excessiva de hidratos de carbono pode provocar hiperglicemias (níveis elevados de açúcar no sangue ).
* Não ficar mais de 2 horas sem comer e durante a noite não ultrapassar as 8 horas.
* Beber 2 litros de água por dia ( bem este item já posso riscar da minha lista, porque desta vez vou mesmo seguir à risca e faltam 3 meses para o parto)
* Açúcar nem pensar, só um pacote dos pequenos se os níveis estiverem abaixo dos 75 ( já me aconteceu) 
* Exercício físico

Problemas derivados dos diabetes:
* Bebés que à nascença podem pesar mais que 4/5 kg - Macrossomia
* Pré-eclampsia 
* Hipoglicemia neonatal ( nivel de glicemia baixo) 
* Partos prematuros 
* Icterícia ( a icterícia do recém nascido é uma situação que faz com que a pele do bebe fique amarela. Antes do parto o bebe produz uma quantidade extra de glóbulos vermelhos e após o parto, o fígado do bebe destrói o excesso de glóbulos vermelhos eliminando-os).

Se tudo for seguido, as mamas não terão que se preocupar, e no final da gravidez os diabetes desaparecerão. No entanto existe cerca de 50% de hipótese deles voltarem passado 20 anos. Vamos cruzar os dedos e pensar que foi o segundo susto :) 

Informação tirada http://www.bayerdiabetes.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário